Buscar um diferencial no mercado cada vez mais competitivo e ainda alcançar bons resultados. Será que é possível? Para a satisfação de quem trabalha com fotografia, o artigo de hoje do Blog da PX3 LAB comprova que sim.
E mais: fornece ainda uma série de dicas de gestão, com base em planejamento estratégico para fotógrafos.
Planejar estrategicamente nada mais é do que utilizar os recursos disponíveis com competência e coerência. Dessa forma, aumentar a produtividade, seja do profissional independente ou da empresa, é questão de (pouco) tempo.
Vitrine
O primeiro passo para dar um salto na produção é identificar o estilo de trabalho do fotógrafo ou da agência e, consequentemente, o perfil do público que busca atingir.
Feito isso é hora de avançar para a próxima etapa. Faz parte do planejamento estratégico investir na imagem e propaganda de sua marca: crie uma fanpage no Facebook e Instagram, uma conta no Twitter e um canal no YouTube.
A boa gestão dessas redes sociais, que dispõem de várias ferramentas para deixar o seu marketing ainda mais atrativo, será o seu elo para captação de novos clientes.
Planejamento das finanças
De nada adianta ganhar clientela e lotar a memória da câmera fotográfica de imagens bacanas se você não investir também em um planejamento estratégico para as finanças.
Uma boa dica de gestão aos fotógrafos nesse sentido é ter o controle e previsão das receitas e despesas, formatando uma estimativa dos gastos que serão necessários para o suporte da sua empresa ou marca no futuro.
Fotos temáticas
Se você é apaixonado por instrumentos musicais, motocicletas ou carros antigos, produza um ensaio temático no estilo retrô, com fotos em preto e branco ou sob efeitos que remetam a álbuns antigos, gastos pelo tempo.
Vale destacar que esse é apenas um exemplo. Portanto, abuse da sua criatividade para chamar atenção de novos clientes com seus cliques diferenciados: torne-se vanguarda na arte de fotografar objetos ou pessoas.
Surpreenda os clientes e até seus colegas de trabalho. Crie tendências!
Estratégia Pessoal
Quando se gosta do que faz, o resultado tende a ser ainda melhor. Gerir bem a carreira fica mais fácil – e, claro, prazerosa – quando a paixão pelo trabalho fala mais alto.
Portanto, o planejamento estratégico pessoal é válido para qualquer profissional, inclusive os fotógrafos.
Torna-se um importante aliado na expansão da produtividade e também na conclusão (com sucesso) de novos desafios.
Planejar através da ótica pessoal é identificar a sua missão e seus valores. É, ainda, acima de tudo, ter metas e objetivos a serem alcançados, o que motiva o profissional da fotografia a chegar cada vez mais longe.
Invista em inovação
Um ponto sempre relevante na hora de pensar no planejamento estratégico para fotógrafos profissionais – ainda mais quando estamos no início do ano – está em investir em inovação.
A PX3 LAB é um celeiro de soluções e ferramentas inovadoras para sua atividade profissional.
Você certamente já deve ter ouvido falar do nosso PhotoRF, a ferramenta que vai revolucionar a forma como você organiza, distribui e finaliza trabalhos fotográficos volumosos.
Clique aqui e conheça todas as vantagens desse nosso produto.
Ou, então, fale conosco para ter mais informações e saber como inserir essa ferramenta no dia a dia de sua empresa.