Ao fazer retratos buscamos fotos que deixem as pessoas fotografadas bonitas e destacadas.
As lentes mais indicadas por profissionais são aquelas que têm a distância focal entre 70mm e 100mm e com grandes aberturas (ou seja, desfocam o fundo e dão mais destaque à pessoa.)
Vamos por partes:
Distância focal – 70mm a 100mm
Registrar o rosto de alguém sem distorcê-lo é o principal objetivo dos retratos tradicionais. As lentes mais conhecidas para esta tarefa são aquelas de distância focal entre 70mm e 100mm. Distâncias focais menores que 70mm começam a causar distorção. Veja o exemplo abaixo:
Claudia Regina
Este é um exemplo exagerado, é claro, mas mesmo usando lentes normais vemos uma pequena distorção (principalmente se você chegar bem pertinho para fazer uma foto só de rosto.)
Não custa lembrar a nomenclatura aproximada:
Lentes normais: = 50mm
Lentes grande angulares: < 50mm
Lentes teleobjetivas: > 50mm
Lentes acima de 100mm causam um achatamento que, embora seja menos perceptível, também não é muito desejado.
Dica: câmeras compactas (e de celulares) normalmente possuem lentes grande angulares. Para evitar aquele carão nos retratos feitos com elas, é recomendado se afastar e usar o zoom óptico. Assim, conseguimos um resultado com o rosto mais natural.
A dúvida mais comum quando falo sobre essa pequena regra de distância focal para retratos é:
E a 50mm? Posso usar?
Sim. Você pode usar a 50mm. Você também pode usar a 10mm e pode usar a 400mm. Você pode usar a lente que quiser para fazer retratos! Esta regra só existe porque na maior parte dos retratos o objetivo é não distorcer o rosto da pessoa, e isso vale principalmente para fotos mais próximas do rosto. O importante é que você consiga fazer a foto do jeito que planejou e acha bonito. Se você gosta de usar uma 24mm para fazer retratos e gosta do resultado, vá em frente. Ninguém pode apontar o dedo pra sua foto e dizer que você deveria ter usado outra lente.
Eu adoro a 50mm. Sempre indico ela como a lente que todo mundo deveria ter. Mas ela ainda distorce um pouquinho sim, principalmente se você chegar perto o suficiente. Pra evitar a distorção, o ideal é não se aproximar muito.
E se minha câmera é APS-C? Neste caso o fator de corte “transforma” a 50mm em 80mm, certo?
Mais ou menos. O fator de corte não transforma a 50mm em 80mm, literalmente. A lente tem a mesma distorção quando está em uma câmera APS-C. A única diferença é que as bordas, onde a distorção é mais evidente, é cortada fora. Aprenda mais sobre fator de corte aqui. E é por ela ter o fator de corte que acabamos nos afastando mais da pessoa, e isso também diminui a distorção.
ISO 100, 50mm, f/1.8, 1/160segpor claudia reginaISO 100, 50mm, f/1.8, 1/160seg
foto por claudia regina
Ou seja: usar a 50mm em uma APS-C normalmente vai resultar em um pouco menos de distorção do que aconteceria numa full frame, mas não por ela “virar” uma 80mm, e sim por nos afastarmos mais para preencher o quadro da mesma maneira.
Lentes claras
Outra sugestão tradicional é o uso de aberturas bem grandes, para desfocar o fundo e dar total destaque para a pessoa fotografada (algo importante em retratos.) Lentes com aberturas f/1.8 e f/2.8 são as mais acessíveis, mas também dá para usar lentes f/1.2 ou f/1.4.
ISO 100, 105mm, f/2.8, 1/400segfoto por claudia reginaISO 100, 105mm, f/2.8, 1/400seg
foto por claudia regina
O motivo pelo qual você não está conseguindo fazer os retratos que deseja pode ser o mal uso da distância focal. Se você possui uma lente zoom (como a 18-55mm), tente se afastar e usar uma distância focal maior. Se a dificuldade é desfocar o fundo, fique atento nas nossas próximas postagens com as dicas que vamos informar aqui no nosso blog.
Você fotógrafo que gostou das nossas sugestões de melhores lentes para fotografar pessoas, tenha praticidade, rapidez, agilidade para organiza, identificar as centenas de fotos de convidados em eventos, festas, casamentos, organize e distribua todas essas imagens, via reconhecimento facial com o PhotoRF – PX3 LAB.
Fonte: Dicas de fotografia.