Difícil fotografar numa festa onde está tudo escuro e com diversa luzes?
Vamos falar sobre um assunto muito importante para quem fotografa eventos. Já reparou como pode ser difícil fotografar numa festa onde está tudo escuro e com diversas luzes coloridas passando? Você muda a abertura e nada, aumenta a exposição e nada, muda o seu flash de TTL para manual e mesmo assim as fotos ficam sem graça e com uma coloração péssima. E pior ainda se você tentar por o obturador mais lento sem o flash e vai acabar com fotos sem nenhuma nitidez.
Bom hoje vamos ensinar uma técnica que pode te ajudar muito nessa hora difícil e vai mudar as suas fotos de uma coisa sem graça para uma totalmente viva e com movimento. A técnica de usar light-painting com a própria iluminação do evento é muito usada por grandes fotógrafos de nightclubs e apesar de ser uma técnica simples, pode exigir um pouco de tempo do fotógrafo até acertar a configuração correta da câmera.
Por quê isso acontece?
Com o obturador em velocidade rápida (o necessário para fotografar pessoas em movimento) a câmera não tem tempo de captar as cores do lugar pois como o flash se torna necessário por causa da luz baixa ele acaba ofuscando as cores da iluminação do club.
Sai aquela famosa foto estourada e sem cor…

O que fazer?
A primeira coisa a se fazer é desligar todos os controles automáticos da câmera, menos o foco e depois os do flash. Coloque uma lente grande angular, algo entre 10mm e 35mm e parta para os testes.
Aconselho ser o primeiro a chegar no local para deixar a câmera já configurada para todo o evento, se você tiver uma câmera que permita salvar dois modos diferentes é uma boa opção. Deixe uma para as fotos do local e outro para fotos dos convidados e artistas.
Após isso pegue o seu flash e comece os testes, o ideal é apontar ele para o teto para iluminar melhor as pessoas que você vai fotografar, além de não ficar dando com o flash na cara de todo mundo (não vão gostar nem um pouco).
A primeira configuração que deve ser feita é colocar o Flash em modo “Rear”, isto significa que o flash vai ser ativado no final da exposição. Essa função vai fazer com que a pessoa fotografada fique congelada na imagem e somente após a câmera já ter pegado todo o ambiente que circunda o indivíduo fotografado. Diminua a potência também para algo em torno de 1/2 ou 1/8 a depender da iluminação do local.
Agora abaixe o seu obturador para velocidades bem baixas como 1/2 , 1/4 , 1/8 e vá testando e fotografando até chegar num consenso onde a cor e as pessoas fiquem harmônicas. Caso você queira menos ou mais movimento pode usar valores abaixo ou acima disso também. Fica a seu critério, com uma velocidade menor mais cores e luzes entraram na sua câmera, tome cuidado para não estourar, use a sua abertura e ISO para compensar até chegar onde quer.
Você vai perceber que as fotos começaram a ficar mais parecidas como essa:
Agora que você já pegou a exposição e tempo correto para o tipo de imagem que você quer fazer lembre-se que em cada local do ambiente a luz será diferente. Por exemplo no palco as fotos podem ficar boas com uma abertura de 9.1f e na pista onde é mais escura ficará melhor com uma abertura menor como 5.6f (eu costumo usar entre esses dois valores).
Agora você pode fotografar todo o evento tranquilo sem se preocupar muita com as configurações da câmera. Todas fotos sairão parecidas e com coesão entre elas.
Fica muito legal também você dar uma sacudida/girada/zoom na câmera após apertar o disparador e no finalzinho da exposição aponte para a pessoa que você quer fotografar. O flash vai congelar ela e o movimento que você fez com a câmera vai criar uma pintura com a iluminação colorida da festa ou dos equipamentos do DJ, etc.
No começo pode ser um pouco difícil mas quando você chegar na configuração certa da câmera pela primeira vez vai ficar impressionado com a diferença da qualidade e da nitidez que ficaram suas fotos, sem contar que vai poder usar um ISO baixíssimo como 160 ou 320. E outro detalhe, se você fotografa no mesmo local várias vezes, só vai precisar fazer isso uma vez e sempre lembrará as configurações para os próximos eventos. O seu trabalho semanal vai ficar bem mais tranquilo e suas fotos estarão sempre com o mesmo padrão de qualidade.
Outra dica importantíssima quando for registrar festas, casamentos e outros eventos, tenha praticidade, rapidez, agilidade após fotografar centenas de convidados, amigos e ou pessoas em geral. Organize e distribua suas fotos via reconhecimento facial com o PhotoRF – PX3 LAB;
Bom, é isso aí pessoal. Espero que tenham gostado dessas dicas que vejo muita gente passando aperto para acertar e que agora ficaram mais aliviadas. Fotografar em festas lotadas e ainda ficar brigando com a câmera pode ser frustrante, isso agora acabou. Curta com os convidados e tenha a alegria repassada para as suas imagens!
Fonte: Light Room Brasil.