Os arquivos Raw são extensos bancos de dados contendo todas as informações captadas pelos milhares de pixels do sensor da sua câmera fotográfica, sem alteração alguma.
Em uma comparação simples, tal arquivo tem o mesmo papel dos negativos de câmeras analógicas.
O artigo de hoje do Blog da PX3 LAB vai explicar o que é e quais as principais características desse formato de arquivo, bem como as vantagens de trabalhar com ele.
Você também terá acesso a produtos desenvolvidos pela PX3 LAB que podem te ajudar quando o assunto é aprimorar o seu trabalho no manuseio de arquivos Raw.
Extensão dos arquivos Raw
Os arquivos Raw são, de fato, muito grandes no que tange ao seu tamanho que ocupa em memória.
Para se ter uma ideia, uma câmera profissional produz, em média, 25 MB de extensão desse arquivo.
Mas, então, qual é a vantagem em trabalhar com este formato?
Diferente de arquivos JPEGs, que sofrem ajustes automáticos a cada clique do fotógrafo, os arquivos Raw permitem que os ajustamentos sejam feitos de forma manual pelo fotógrafo, ao processar a imagem em seu computador.
É um processo mais delicado e detalhado, que possibilita um trabalho final ainda mais profissional.
Elimina as falhas
Os processadores de câmeras profissionais ainda não são tão eficientes nesse aspecto: os filtros e efeitos, bem como a compreensão dos dados do sensor causam pequenos lapsos na imagem final.
Já os arquivos Raw fornecem imagens com qualidade muito superior, uma vez que são capazes de eliminar falhas que possam comprometer a fotografia final.
Lapidar
Os arquivos Raw são inacabados. Isto significa que os ajustes mais relevantes devem ser feitos durante a edição, podendo, desta forma, lapidar a imagem e deixar a fotografia ainda mais atraente para o seu cliente.
Como os ajustes são feitos de forma manual, o profissional terá controle maior sobre o resultado final da imagem trabalhando com arquivos Raw, garantindo um resultado bastante satisfatório em cada clique.
Conheça o RawSync: tratamento profissional ao melhor formato
O RawSync é um plugin desenvolvido pela PX3 LAB com a finalidade de sincronizar as imagens distribuídas no PhotoRF com os arquivos originais em formato Raw.
Os arquivos Raw são os preferidos por muitos fotógrafos pela sua alta qualidade e facilidade de edição.
Ele é ideal para quem utiliza o PhotoRF, pois assim é possível fazer a distribuição de imagens utilizando JPGs, e depois sincronizar os arquivos Raw com a imagem já separada.
Sobre a PX3 LAB
A PX3 LAB é uma empresa desenvolvedora de soluções em tecnologia para a atividade de fotografia profissional.
Invista em ferramentas que vão deixar seu trabalho mais seguro e eficiente. Conheça nossos produtos e vamos conversar sobre como usar a automação para facilitar os processos de seu negócio.
Gostou da proposta? Invista na sua profissão. Fale conosco!